Copyright © 2019. Abaruna Playback Theatre

 

NOSSA HISTÓRIA

O grupo surgiu a partir de um curso de extensão em Playback Theatre realizado no ano de 2011 e divulgado para o curso de Psicologia da PUC-PR, ministrado pelo psicólogo, psicodramatista e também professor de playback Antonio Vitorino Cardoso Neto.

Inicialmente o grupo apresentava-se voluntáriamente, vinculado ao Projeto Comunitário da PUCPR. Pelo comprometimento de seus membros, foi ampliando seu contexto de atuação e habilidades artísticas, vindo a trabalhar com as mais diversas organizações, e figurando como o primeiro grupo de Playback Theatre no mundo filiado a uma universidade.

Desde então, o Abaruna vem se aprimorando numa incessante busca por refinamento artístico com o fim de desenvolver um trabalho de excelência em Playback Theatre. Atualmente é filiado ao International Playback Theatre Netwiork (IPTN) e é companhia parceira do Centre for Playback Theatre – CPT (EUA). 

Qual é o significado do nome Abaruna?

Abaruna sm (abaré + una, preto)

Abaré sm. do tupi-guarani:  gente amiga ou gente diferente.

Referente à aparência estranha (diferente) que tinha para o indígena o (traje preto do) jesuíta; abaré.

Assim sendo, Abaruna eram os "amigos de preto" como os jesuítas foram gentilmente chamados pelos indígenas no momento em que aqueles chegaram ao Brasil.